ENAPA: Fortaleza vai sediar o maior evento de adoção do país
O Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção acontece há 21 anos e chega a capital cearense em 2017
Por Dyego Viana
"Família: direito de todos, sonho de muitos". É com este tema que o XXII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção - ENAPA, busca debater e fortalecer as ações em benefício da adoção. O encontro acontece de 15 a 17 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza. O evento é organizado pela ONG Acalanto – Fortaleza e tem o apoio do Ministério Público do Ceará, OAB-CE, Assembleia Legislativa do Ceará e Inesp.
A programação do evento traz diversas atividades, entre palestras, debates e Workshop. O encontro espera reunir cerca de 600 pessoas, entre profissionais do direito, psicologia, serviço social, pedagogia e representantes do poder legislativo. Uma das organizadoras do evento, a presidente da ONG Acalanto, Karina Zaranza, comenta sobre a expectativa para o evento. “A nossa expectativa é enorme. Primeiro porque é a primeira vez que esse evento vem pro Ceará. A gente compreende que esse evento vem pra cá em um momento muito oportuno, a Acalanto vem falando de adoção e tem alguns avanços sobretudo na capital, mas é preciso ainda mostrar o que é feito em outros locais e o que é possível ser feito”, conclui Zaranza.
No primeiro dia, quinta-feira, o evento se inicia as 19hrs, com o cerimonial de abertura. Logo em seguida a primeira palestra do evento. O juiz de direito, Fernando Moreira, apresenta o tema “Família: Direito de todos, sonho de muitos”, encerrando a programação do primeiro dia. Já na sexta-feira, segundo dia do evento, a programação começa às 9hrs da manhã com o debate “A importância do pré-adoção: desenvolvimento do papel pai/mãe ou parentalidade”. Ao longo do dia terá mesas de debates e palestras.
No sábado o evento se encerra com uma programação especial. Durante todo o dia será formada mesas de debates com psicólogos e profissionais da área. A noite, a palestra de encerramento irá trazer o tema “As dores da adoção” e será ministrada pelo psicólogo pernambucano Luiz Schettini. O encerramento do evento está programado para às 18h30.