top of page

Adotar e cuidar do espaço para o bem comum

Com quase cinco anos em ação, o projeto Adote o Verde já recuperou 119 pontos da Capital. O programa permite que a iniciativa privada revitalize espaços públicos


Lançado em 2013, pela Secretária Municipal de Meio Ambiente (Seuma), o projeto Adote o Verde permite que praças, canteiros centrais, parques e jardins públicos de Fortaleza sejam adotados tantos por pessoas físicas e jurídicas. Ao todo, 119 pontos já foram beneficiados pelo projeto, de um total de 477 espaços da Capital. O objetivo é ampliar ainda mais esse número.


“De forma geral, o projeto já deu certo. As pessoas já abraçaram a causa”, comenta o engenheiro civil, Breno Soares, Coordenador de Conservação e Serviços Públicos, da Secretaria Executiva Regional II (SER II), área com maior número de espaço adotado. O engenheiro explica que a desde o lançamento, o projeto se modificou. Inicialmente, a proposta era que apenas pessoas jurídicas adotassem áreas, disponibilizadas via edital. Porém, a procura de associação de moradores e pessoas físicas interessadas em adotar foi tão alta que foi necessário uma reavaliação do programa.


Foi o caso da Praça Central da Cidade 2000. “Resolvemos adotar porque aí a gente mesmo cuida”, explica o comerciante Cleiton Andrade. Adotada por moradores, o local é conhecido como o “coração” do roteiro gastronômico do bairro. E por isso, merecia uma atenção maior do que há que vinha sido destinada a ela.


A praça passou por uma reforma em 2015. O local teve o piso reformado e nivelado. Também recebeu iluminação e rampas de acesso. “A praça estava com problemas básicos de infraestrutura e foi entregue de volta com novo piso recuperado, iluminação, paisagismo; um espaço para convivência comunitária”, ressalta Breno Soares. O coordenador afirma que as parcerias além de revitalizar os espaços, incentivam a população a fiscalizar e manter as praças e áreas verdes.


Sobre a parcela da prefeitura na manutenção do espaço, Breno afirma que existem regras e que em nenhum momento o poder público se ausenta da responsabilidade do espaço. “O que temos aqui é uma troca. Quem adota se torna responsável pelo espaço e pode colocar seu nome nele. Mas o espaço é público. Não é uma privatização”. Conclui.


De acordo com dados computados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através de um levantamento da Seuma, a capital cearense dispõe de 477 praças e áreas verdes. Um estudo prévio identificou a disponibilidade de praças a serem adotadas. As que estão fora do Programa de Adoção, continuarão a ser mantidas pelo governo municipal.


Parceria que rende frutos


A Praça Doutor Carlos Alberto Studart Gomes, mais conhecida como “Praça das Flores” foi revitalizada e adotada em 2015. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Grupo BSPAR incorporações, a ação trouxe novos ares para o espaço. O logradouro ganhou atrativos como mobiliário urbano, playground e um oratório. Além disso, a praça vem servindo como um ponto de encontro entre os moradores e frequentadores em torno da Avenida Desembargador Moreira.


Francisco Gomes, 53, vendedor de flores no local, aponta as melhorias que a revitalização proporcionou, mas também chama a atenção sobre alguns problemas. Para ele, a praça ainda sofre com a insegurança e a sujeira.


Já Fabiano Silva, 38, que também vende flores na praça, preferiu minimizar outro problema existente, os usuários de drogas. “Infelizmente existe em todo local”, lamenta. O vendedor discorda de seu colega a respeito da segurança e na preservação da praça. “Para mim, os pontos positivos dessa reforma está na questão da segurança, limpeza e na iluminação. Antes quando era mais escuro, corríamos mais perigo de assalto e agora não, já que com a melhoria da iluminação não corremos esse perigo e a gente pode ficar até um pouquinho mais tarde, garantindo um pouquinho mais de dinheiro no fim do mês”, aponta Fabiano.


Como Adotar


A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza uma cartilha em seu site para quem tiver interesse em adotar. Qualquer empresa, associação de moradores ou mesmo pessoa física pode adotar áreas verdes através do programa. Basta procurar a Secretaria Regional responsável pela área onde se localiza a praça e declarar a sua intenção.


Para mais informações acesse o site










Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page